quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

ranking de repositórios com conteúdos académicos

Directory of World Repositories cataloga cerca de 600 repositórios de todo o mundo (com condição de possuírem domínio ou sub-domínio próprio e conteúdos académicos, excluindo revistas electrónicas individuais, portais de revistas ou repositórios de carácter arquivístico), e serve de apoio para fazer um Ranking que classifica os 200 primeiros repositórios de acordo com um indicador webometrics.
O que é este indicador?
O indicador WR combina o impacto :
- visibilidade hipertextual ou nº de links externos recebidos
- a informação publicada (nº de páginas) (20%) com
- nº rich files (15%)
- entradas no Google Scholar (15%)

últimos resultados em Janeiro 2008:

Arxiv (Física e disciplinas afins)
RePEc (Economia)
E-LIS (o portal de referência para bibliotecários e documentalistas).
11º RepositóriUM Universidade do Minho
173º Depósito de Dissertações e E-Teses Digitais / Biblioteca Nacional de Portugal

Parabéns ao RepositóriUM da Universidade do Minho e a todo a equipa que nele trabalha!
Vivam as bibliotecas vivas!

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

fundação cuidar o futuro


É um marco importante para a memória patrimonial que se disponibilize os documentos e publicações desta grande personalidade, que foi Maria de Loudes Pintasilgo, e que marcou a política e o pensamento português e europeu.
O Centro de Documentação e de Publicações - Arquivo Maria de Lourdes Pintassilgo da Fundação Cuidar O Futuro, constituido em 2004, desenvolveu um arquivo, com o objectivo de proceder à organização e conservação do acervo documental da Engenheira Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004), por esta entregue à fundação em regime de doação em 2002.
Em 2006, com o apoio do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, o CDP iniciou o projecto Memória na Internet de Maria de Lourdes Pintasilgo, que visa garantir o tratamento técnico de parte significativa daquele acervo documental e a sua disponibilização em suporte digital e na Internet.
Actualmente, o CDP prossegue o tratamento e a informatização do acervo Maria de Lourdes Pintasilgo, tendo em vista a abertura gradual à consulta pública da totalidade das espécies documentais e fotográficas que o compõem.
A criação de uma biblioteca, composta por livros e publicações periódicas do espólio Maria de Lourdes Pintasilgo, além de um fundo bibliográfico a adquirir e de outras contribuições (doação, herança, legado, permuta), é outra das acções previstas. Também o desenvolvimento de projectos editoriais, envolvendo documentação inédita do arquivo e/ ou os resultados das investigações promovidas no âmbito da Fundação Cuidar O Futuro.
O Centro de Documentação está instalada em Lisboa, horários e morada ver aqui.
Vivam as bibliotecas vivas.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

conversas na aldeia global

um texto da Maria José Amândio no blogue Oeiras a Ler:

As "Conversas na Aldeia Global" prosseguem a sua programação em 2008 com o 2º Ciclo de debates alusivo à "Ciência & Tecnologia em Oeiras". Seguindo uma periodicidade mensal, a Biblioteca Municipal de Oeiras abre as portas a investigadores, temas, projectos e instituições de investigação e desenvolvimento (I&D) com actuação no concelho de Oeiras.
Não será demasiado afirmar que, para além da diversidade de investigadores que têm passado pelo Auditório da BMO, o incentivo à divulgação e ao conhecimento de estudos de âmbito científico e tecnológico e a atracção de novos públicos continua a ser o nosso principal objectivo.
A primeira sessão, com o Prof. Mário Rui Gomes (Coordenador da Licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia no Instituto Superior Técnico/Campus Taguspark), pretende oferecer uma perspectiva das áreas de investigação, multiplicidade de tecnologias e soluções que realizam as interfaces pessoa-máquina, bem como dos progressos mais recentemente registados.
As conversas mantêm a colaboração do jornalista da RTP Vasco Trigo no papel de moderador e dinamizador, dando corpo à ideia de que, afinal, é fácil abrir as fronteiras da ciência e tecnologia se olharmos para a "Aldeia Global" como um espaço de debate, onde o público tem voz e sempre um lugar reservado. Contamos consigo!"

mais informações Oeiras a Ler

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

bibliotrónica


Bibliotrónica Portuguesa é um projecto do Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, realizado no âmbito da disciplina Introdução à Crítica Textual, que pretende a edição de livros em formato electrónico em língua portuguesa, da responsabilidade de Ângela Correia e Carlos Costa.
Como participar aqui.
Sítios com livros electrónicos.
Vivam as bibliotecas vivas.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

cadernos bad nº1 2007

Acabou de ser publicado o Cadernos Bad, com o tema "Novos espaços na Web: os blogs na área da documentação e informação".
A escolha do tema foi um passo importante que a Associação deu, no sentido de divulgar novas tendências e posturas profissionais.

Sumário:
Blogues e bibliotecas: informação, comunicação e nonsense à velocidade da luz - Adalberto Barreto
Blogs, los nuevos colegios invisibles (espacios de creación, diálogo y aprendizaje) - Catuxa Seone Garcia
Blogues e Bibliotecas: construir redes na Web 2.0 - Luísa Alvim
Blogs: mais que uma tecnologia, uma atitude - Bruno Duarte Eiras
A Blogosfera: perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação - Paulo Jorge Sousa, Eloy Rodrigues, Murilo Bastos da Cunha, Ana Neves, António Sá Santos, Armando Malheiro, Elisabeth Adriana Dudziak, Fernanda Ribeiro, Guilherme Reis, Michel Menou, Miguel Ferreira, Luís Borges Gouveia, Robson Santos.

outros artigos sobre outros temas de Mirian Carani e Paulo Adriano do Nascimento; Adriano Simões da Silva e Nuno Ávila; etc.
Vivam as bibliotecas vivas.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008





O Miguel Correia do blogue Pisa-Papéis, um entusiasta desta maravilha do SL, envia este interessante vídeo que explica a forma como o New Media Consortium (NMC) explora o Second Life, e onde podemos ver a ilha e frequentar as universidades, biblioteca, museu, etc.
Para entrar nesta ilha - pré-registo aqui: http://www.nmc.org/sl/join/; e também no grupo NMC Guest.
Ver blogue : nada vinvulativo (blogue de alunos e investigadores do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro).
Obrigada Miguel pelas dicas e por favor actualiza as informações do viva biblioteca viva com as tuas experiências.
Vivam as bibliotecas vivas.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

resultados eleitorais bad nacional

Já podem ser visualizados os resultados eleitorais na página da BAD relativos às eleições para os corpos directivos para o triénio 2008-2010.
Parabéns e desejo um excelente trabalho a esta direcção, da qual todos podemos usufruir através das actividades propostas e outras que devemos solicitar.
Vivam as bibliotecas vivas.

Desejo um bom fim de semana, estarei na Second Life até domingo à noite!


o que podem fazer os bibliotecários na second life?

O slideshow mostra-nos a presença de mais de 50 bibliotecas norte-americanas no Info Archipelago, na Second Life, sendo as bibliotecas universitárias uma presença incontornável pelo facto desta plataforma conjugar dispositivos que se adaptam às suas funções educativas. A presença de bibliotecários soma já cerca de 700 (alguns com presença institucional).
No Google Group existe um grupo de bibliotecários organizado chamado "alliancesecondlife" que dá voz e vida à plataforma.
A presença de serviços de bibliotecas na SL começa a preocupar as instituições devido ao número crescente de utilizadores desta plataforma. Prevê-se que, em 2011, 80% dos utilizadores da internet terão presença na SL.

blogue Second Life
blogue infoisland.org - Second Life Library 2.0
Viva a presença das bibliotecas e seus serviços no mundo virtual!
(O 10º congresso BAD terá a sua "ilhota" na SL, onde promoverá as comunicações e eventos. Os profissionais construirão uma personagem avatar para apresentar comunicações ou para ouvir atentamente os colegas avatares. Nem quero imaginar como será o avatar do bibliotecário anarquista ou do rato de biblioteca! A ver vamos.)

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

bad nacional

Eleições para os Órgãos Nacionais
Triénio 2008-2010


16 de Janeiro de 2008

Lista "Intervir, Valorizar, Fortalecer"

Programa de acção

Conselho Directivo Nacional

Presidente
António José de Pina Falcão
Direcção de Serviços de Documentação e Arquivo
Presidência da República
Vice-Presidente
Cristina Maria Realinho Ribeiro
Direcção Geral de Arquivos
Secretária
Maria José Vitorino Gonçalves
Rede de Bibliotecas Escolares - Coordenação Interconcelhia
Secretária
Lucília Maria Luís Ferreira Runa
Direcção Geral de Arquivos
Vogal da Formação
Rosa Maria Barreto Pereira Silva
Bedeteca de Lisboa - Câmara Municipal de Lisboa
Vogal do Sector Editorial
João Carlos Salvador da Silva de Oliveira
Biblioteca de São Lázaro - Câmara Municipal de Lisboa
Tesoureiro
Leonarda de Jesus Rodrigues Galhanas
Administração do Porto de Lisboa, S.A.

Mesa da Assembleia Geral
Conselho Fiscal Nacional


Programa Eleitoral


quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

bad norte


Foi eleito o Conselho Directivo e Conselho Fiscal para a Delegação Norte da BAD!
Parabéns aos meus colegas de luta : Jacinta Maciel, Manuela Barreto Nunes, Paula Cunha, Isabel Costa, Aida Alves, António Maranhão, Helena Gil, Ana Azevedo, Luiza Melo, também com eles entrarei no triénio até 2010.
Desejo que o trabalho associativo seja em favor de um maior reforço e valorização dos profissionais, do Norte do país, de todos aqueles que como associados, ou não, trabalham com a disponibilidade de quererem mais, de saberem mais e a disponibilidade de partilharem o que têm, sabem e são na profissão.
Fica aqui uma palavra ao Conselho Directivo cessante, na pessoa do seu presidente António Sousa, o nosso muito obrigada por terem mantido viva esta associação no Norte, e pelo trabalho que fizeram que muito nos orgulha prosseguir.
Eleições na página da Associação BAD
Vivam as bibliotecas vivas!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

eleições para os orgãos regionais da delegação do norte da bad

hoje
na delegação - edifício do Arquivo Distrital do Porto
Rua das Taipas, nº 90 Porto

A Assembleia Regional reune-se às 16h00, no mesmo local, até às 20h00

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

repositórios de acesso aberto em portugal

Paula Sequeiros, editora do repositório E-LIS em Portugal, apresenta-nos este trabalho sobre repositórios de Acesso Aberto (OA) no país, informando-nos sobre as instituições promotoras, datas de criação, volume de documentos, software usado, harvesting e recolha de dados, assim como conteúdos.
Apresenta-se aqui só a listagem e links para os repositórios:

BN Digital - Biblioteca Nacional de Portugal
Conferences - ISCTE - ISCTE

DigIPP Beta - Biblioteca Digital do IPP - Bibl.Central, Inst. Politécnico
Dited - Depósito de Dissertações e Teses Digitais - Biblioteca Nacional de Portugal
E3P - Espaço Electrónico de Engenharia em
Portugal - Servº Document. Informação, Fac.Engª, U.Porto
e-Repository - Univ. Minho e TecMinho
ISCTE Repository - ISCTE
Journals ISCTE - ISCTE
PAM - Portuguese Archive of Mathematics CEOC, Univ. Aveiro
Papadocs - Depº Sist.Inform., Univ. Minho
Repositório Científico da Universidade de Évora- Univ. Évora
RepositóriUM - Univ. Minho
RODA (Repositório de Objectos Digitais Autênticos) - Direcção-General de Arquivos
SciELO Portugal - Observatório da Ciência e do Ensino Superior (Portugal) em cooperação com FAPESP (Brasil), BIREME (Américas)
SinBAD - Univ. Aveiro
Wildlife Biology in Practice - SPVS (Portuguese Wildlife Society)
Wildrepositorium - SPVS (Portuguese Wildlife Society)

O artigo completo : http://eprints.rclis.org/archive/00012374/
Vivam as bibliotecas vivas!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Programa da lista "reforçar e valorizar" candidata aos orgãos regionais bad norte : triénio 2008-2010

1. COMUNICAÇÃO

A comunicação é um processo fundamental entre a Delegação Regional da BAD Norte e os seus associados e comunicar implica necessariamente interagir: dar a conhecer, recolher opiniões, debater, agir. A delegação Regional da BAD deve ser um lugar de troca de informações, de experiências e de saberes.

Constitui propósito da presente lista:

  • Substituir, sempre que possível, e de forma regular, o envio para os associados de informações diversas, notícias, circulares, programas de formação em suporte papel pelo uso do correio electrónico, facilitando a troca de mensagens, a disseminação rápida e agilizada da informação bem como a poupança de diversos recursos e meios;
  • Organizar fóruns de discussão em linha e ciclos de debates sobre a profissão, sobre a formação e sobre alguns problemas e temáticas candentes que afectam aos profissionais dos vários serviços de informação que actuam na zona Norte;
  • Fomentar acordos de cooperação com outras associações de profissionais que possam inter-criar e cooperar, na região Norte do país e na Galiza, tanto a nível de formação, realização de projectos e visitas profissionais de estudo:

§ ANABAD Confederación de Asociaciones de Archiveros, Bibliotecarios, Museólogos y Documentalistas (comunidades autónomas de Aragón, Castilla-La Mancha, Galicia, La Rioja y Murcia)

§ Rede de Bibliotecas Escolares no Norte / DREN

§ Associações de Professores

§ Sindicatos da Administração Pública

§ Delegação da Cultura do Norte

§ Universidades públicas e privadas (sobretudo as que ministram cursos específicos na área da Ciência da Informação e Documentação)

§ Editores e livreiros

  • Encetar aproximações a projectos e instituições associadas a nível nacional e internacional, em diálogo permanente com o Conselho Directivo Nacional da BAD:

§ Plano Nacional de Leitura

§ Casa da Leitura

§ INCITE

2. INFORMAÇÃO

Sabemos quanto a informação é importante. Sabemos quanto pode ser difícil reunir os meios e os recursos para a localização da informação e sabemos ainda quanto pode tornar-se útil e praticamente imprescindível para o dia a dia do profissional da informação, dispor, num único sítio de uma multiplicidade de recursos, de pistas orientadoras e metodológicas, de ferramentas de trabalho e simultaneamente de um espaço de diálogo e de intercâmbio.

Constitui propósito da presente lista:

§ Criar e desenvolver um blogue oficial da Delegação Regional da BAD Norte que servirá de contacto e diálogo com os associados nos itens: formação, informação geral, profissão, substituindo-se assim, gradualmente à informação recebida em suporte papel, estática e unidireccional.

3. FORMAÇÃO

A formação constitui um dos pilares para o aumento das diversas competências dos profissionais, incrementando nos serviços nos quais estes se inserem, renovados saberes e maior inovação.

Constitui propósito da presente lista

  • Promover um inquérito em linha sobre necessidades de formação na região Norte
  • Levar a cabo programas de formação conjuntamente com instituições universitárias do Norte do país (Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica, Universidade Portucalense, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Universidade Fernando Pessoa, Universidade do Minho)
  • Criar uma carteira de profissionais qualificados cientificamente para darem formação;
  • Realizar formação “à medida” e por encomenda das instituições, desenvolvendo-se a formação no próprio local de trabalho, podendo a formação, na sua componente prática, interagir no meio e na problemática da instituição onde ocorrerá. O objectivo é ir de encontro às necessidades dos profissionais;
  • Permitir que os profissionais da informação e da documentação disponham de meios de formação para desenvolvimento pessoal e das instituições onde trabalham, de acordo com os novos desafios da sociedade de informação.
  • Propor, para a formação contínua dos profissionais da Informação e da Documentação mais formação e-learning, assim como a introdução de novas temáticas de aprendizagem, como por ex.:

§ sindicação de conteúdos

§ programas de auto-formação on-line

§ inglês documental

§ softwares Open Acess

§ criação e manutenção de wikis, blogues.

§ utilização das novas tecnologias Web 2.0 nas bibliotecas e arquivos

§ visitas de estudo profissionais, acompanhadas por um tutor.

4. PROFISSÃO

Porque a profissão está no cerne das nossas preocupações, ao nível da defesa dos seus interesses e da promoção da sua maior visibilidade na sociedade civil, com maior incidência ao nível regional, constitui propósito da presente lista:

  • Apresentar e acompanhar o desenvolvimento da certificação dos profissionais da informação no âmbito do Sistema Europeu de Certificação dos Profissionais da Informação e da Documentação e que se baseia no Euro-referencial I-D.
  • Fomentar, através do maior conhecimento das necessidades dos profissionais que a Delegação regional da BAD norte representa, linhas de actuação concretas com vista à defesa dos interesses profissionais, por exemplo, através da apresentação de propostas e de tomadas de posição face a problemáticas-chave.

5. CAUSAS SOCIAIS

A Delegação Regional da Zona Norte rege-se nomeadamente pelos Estatutos da BAD e pelo Regulamento Interno da Delegação Norte, cabendo-lhe, nessa medida promover uma melhor política e prática de Gestão da Informação, através da defesa do direito à informação.

Constitui propósito da presente lista:

  • Fomentar uma maior envolvência de todos os associados da Região Norte na criação de actos públicos na sociedade civil, por exemplo, sobre a questão da defesa do empréstimo público gratuito nas bibliotecas portuguesas.
  • Disponibilizar informações úteis sobre a acessibilidade de pessoas com deficiências a serviços públicos.
  • Colaborar com as bibliotecas públicas na criação de uma bolsa de voluntariado que possa prestar auxílio domiciliar, no acesso à informação e ao conhecimento, através do livro e da leitura.


quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

eleições para a delegação norte - associação de bibliotecários, arquivistas e documentalistas

As eleições para os orgãos regionais da delegação do Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecas, Arquivistas e Documentalistas- triénio 2008-2010, são a 9 de Janeiro de 2008, sendo admitido voto aos sócios por correspondência.

A LISTA “REFORÇAR E VALORIZAR”

CONSELHO DIRECTIVO REGIONAL - delegação Norte

Jacinta Maciel - Presidente
Universidade do Minho | Casa da Leitura

Manuela Barreto Nunes - Vice-Presidente
Universidade Portucalense

Paula Cunha - Tesoureira
Arquivo Histórico Municipal do Porto

Luísa Alvim - Vogal de Formação
Casa de Camilo-Museu-Centro de Estudos

Isabel Costa - Secretária
Câmara Municipal de Valença

Aida Alves - 1º suplente
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

António Maranhão Peixoto - 2º suplente
Arquivo Municipal de Viana do Castelo

CONSELHO FISCAL

Helena Gil Braga– Presidente
Arquivo Histórico Municipal do Porto

Ana Azevedo - Vogal
Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade. do Porto

Luíza Melo - Vogal
Biblioteca do Dep. de Matemática da Fac. de Ciências da Universidade do Porto

Vivam as bibliotecas vivas.