sexta-feira, 28 de setembro de 2007

librarian@2010

A BAD disponibilizou, hoje mesmo, os ppt / abstracts das comunicações apresentadas na conferência Librarian@2010. Como não podia deixar de ser, destaco a comunicação da Isabel de Sousa e de um colega espanhol, que subscrevo integralmente.

Strategies to integrate new Library 2.0 concepts and related technologies into LIS education and practice
comunicação de José Angel Martínez Usero (Universidad Complutense de Madrid) e Isabel Sousa (Biblioteca Municipal de Espinho).
Vivam as bibliotecas vivas Web2.0!

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

biblioteca digital ferroviária

O sítio web O Comboio em Portugal, desenvolvido pelo fotógrafo Dario Silva, juntamente com o departamento de Informática / Escola de Engenharia da Universidade do Minho, é um portal sobre o Caminho de Ferro, um projecto académico e jornalístico de investigação e divulgação da História, Património e memória do Caminho de Ferro português.
Destaco, neste portal, a Biblioteca Digital Ferroviária que com o patrocínio da Biblioteca Nacional Digital reúne alguns documentos importantes para o conhecimento desta área.
Excelente trabalho efectuado pelo amante incondicional dos comboios, Dario Silva, documentalista e fotógrafo do património ferroviário e de viagens de comboio.
Quem possuir imagens de estações, de viagens, de paisagens vistas do comboio,
textos, histórias de comboios, tudo vale para o conhecimento do Caminho de Ferro português e pode contactá-lo para dario@ocomboio.net.
Vivam as bibliotecas vivas.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

hotel the library


Um hotel, na Tailândia, projectado com o conceito de biblioteca , chama-se The Library . O arquitecto é o tailandês Tirawan Songsawat que concebeu esta biblioteca dentro do hotel, local onde se pode exclusivamente ler, ver um filme, escutar música ou consultar a Internet.
Situa-se na Ilha de Koh Samui, a cerca de 700 Km a sul de Bangkok, no golfo de Siam. Os clientes podem usufruir de um espaço e dos serviços desta biblioteca. Um luxo!

fonte :
BOLETIN INFORMATIVO ELECTRONICO del Centro de Estudios sobre Bibliotecología de la Sociedad Argentina de Información ISSN 1667-6351, No. 41 (julio de 2007).
Vivam as bibliotecas vivas.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

caderno de viagem 10


Mont S.Michel (Bretanha), 31 Agosto 2007

Scriptorial - Le Musée des Manuscrits du Mont-Saint-Michel .
Na pequena cidade de Avranches está situado este museu que arquiva e dá a conhecer este tesouro patrimonial pertencente à antiga abadia do Mont S. Michel, com uma excelente colecção de manuscritos medievais e de outras épocas.
A ver! Votação 5 estrelas!
Também 5 estrelas para a própria abadia, que possui um circuito visitável e uma outra zona onde vivem os monges beneditinos. Um lugar também para contemplar ao longe.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

caderno de viagem 9



Rennes (Bretanha), 30 Agosto 2007

O edifício da Biblioteca Universitária (central) de Rennes (capital da Bretanha) é o mesmo da Biblioteca Pública da cidade! Esta situação, que nos parece impossível, funciona bem e é compatível com a diversidade e distintos objectivos a que ambas estas bibliotecas se propõem. Os públicos circulam entre as duas bibliotecas que se complementam em termos de fundos documentais, a gestão de cada uma das bibliotecas é autónoma.

artigo no Bulletin des Bibliothèques de France, de
Gilbert Nigay
"Les Nouveaux bâtiments de la Bibliothèque universitaire de Rennes"
Vivam as bibliotecas vivas!

terça-feira, 18 de setembro de 2007

librarian@2010


Realizar-se-à, amanhã e dias seguintes, a conferência "Librarian@2010 - Educating for the future", organizada conjuntamente pela BAD, pela EBLIDA (European Bureau of Library Information and Documentation Associations) e pela EUCLID (European Association for Library & Information Education and Research), dedicada aos seguintes temas:

  • Cooperação entre a Academia e a Prática
  • Mobilidade e Flexibilidade
  • O Papel da Academia e das Associações Profissionais na Formação Contínua dos Profissionais da Informação

caderno de viagem 7


Chartres, 27 Agosto 2007

Impressionante a silhueta das torres da catedral observada ao redor da cidade!
Artigo sobre a "Les Réseau de lectures en villes moyennes..." por Christiane Pollin, bibliotecária da rede Bibliothèques de Chartres.
Vivam as bibliotecas vivas!

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

próximos cadernos de viagens


Sem acesso à rede durante a próxima semana!
Próximos capítulos de cadernos de viagem, em bibliotecas: Rennes, Floresta Brocéliande, Paimpoint, Cancale, S.Malo, Dinan, Fougères, Vitré (na Bretanha), Niort, Dax , Victoria (Espanha).
Vivam as bibliotecas vivas!

caderno de viagem 6

© Photo - Zacharie Le Rouzic


Carnac (Bretanha), Agosto 2007

Destaco exposição de fotografias inéditas de Zacharie Le Rouzic, no Musée de Préhistoire de Carnac "Dolmen et menhir du square de Carnac-Plage" de Zacharie Le Rouzic, 1929

Alinhamentos megalíticos de Carnac



La Bibliothèque du Foyer Laïque no recreio da Ecole Primaire publique, 11 rue des Korrigans - Carnac
Vivam as bibliotecas vivas!

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

caderno de viagem 5

Cluny, 26 Agosto 2007


Da Abadia de Cluny pouco resta para visitar. Temos as visitas 3D, e uma ala transformada em museu e biblioteca, algumas torres, muralhas. Tudo o que foi esta espantosa abadia é atravessada por ruas e casas. É necessária alguma imaginação para reconstituir os espaços. Os "amigos da Abadia de Cluny" teimam em torná-la viva e vão colocando placas, no piso e nas paredes da cidade, lembrando o que outrora foi esse espaço: uma cavalaria, dormitório, horta, nave da igreja,etc.

Bibliothèque Municipale Cluny
Vivam as bibliotecas vivas!

caderno de viagem 4


Taizé

19 a 26 Agosto 2007

sem livros e sem bibliotecas

caderno de viagem 3

um grupo de veados


Grutas de Lascaux II, 19 Agosto 2007
(as originais não se podem visitar por razões de preservação, estas ficam a 200 metros ao lado)

O sítio La Grotte de Lascaux (Périgord) os bilhetes compram-se em Montignac.

Biblioteca Municipal de Montignac - um pequena biblioteca para 3100 habitantes. Este ano, a comemorar o centenário da morte do escritor mais famoso desta região,
Eugène Le Roy (1836-1907), juntamente com outras bibliotecas.
Sobre o escritor Eugène Le Roy ver Reseau des Bibliothèques de Dordogne.
Vivam as bibliotecas vivas!

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

caderno viagem 2

Biblioteca Municipal de Périgueux (França)

Périgueux,
18 Agosto 2007

Visita à Biblioteca Municipal de Périgueux (região Périgord)

Destaco : LES COUPS DE COEUR DE LA BIBLIOTHÈQUE

Il y a des livres dont la magie emporte le lecteur

Les trésors de la Bibliothèque

Vivam as bibliotecas vivas!

terça-feira, 4 de setembro de 2007

caderno de viagem 1



Bilbao, 17 Agosto 2007

Museu Guggenheim - destaco a exposição de Anselm Kiefer, com poemas de Paul Celan ; e a exposição das gravuras de Albrecht Dürer (colecção do Museu Städel)
Bibliotecas Municipais de Bilbao - rede municipal com 14 bibliotecas!
Vivam as bibliotecas vivas!

uma pizza / um livro

A Biblioteca Municipal de Espinho pretende aumentar o número de utilizadores da Biblioteca e da REDE DE BIBLIOTECAS DE ESPINHO, assim como chegar a outro tipo de públicos com perfis diferentes e aumentar o número de empréstimos mensais da Biblioteca Municipal, criando um serviço de empréstimo com uma capacidade de resposta mais rápida e eficiente através de uma parceria com a empresa Pizza Hut.
O público alvo são os jovens e famílias, constituindo-se leitores e utilizadores da Biblioteca, cujo edifício novo será construído a partir de Setembro, em frente à Câmara Municipal de Espinho.
Para atingir este objectivos, o serviço da Pizza Hut entrega, em casa, a pizza e igualmente um livro, CD audio ou DVD, que o utilizador seleccionou na base de dados on-line, em www.cm-espinho.pt/biblioteca, requisitado através de email pizzalivro@cm-espinho.pt à Biblioteca Municipal, e entregue pelo estafeta da Pizza Hut que levará a PIZZA E O LIVRO (ou outro documento seleccionado). O serviço funcionará aos sábados e domingos, das 18h às 23h e poderá, caso tenha muita afluência, vir a funcionar às sextas à mesma hora.

Parabéns por esta iniciativa, à Biblioteca Municipal de Espinho e à sua dinâmica bibliotecária Isabel Sousa.
Para mais informações: ler blogue Ler em Espinho.

Vivam as bibliotecas vivas!